terça-feira, 10 de abril de 2012

Ibama realiza operação em Cachoeira da Serra, no Pará

Castelo dos Sonhos (04/04/2012) – O Ibama, com apoio da Polícia Federal, Força Nacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Batalhão de Polícia Ambiental do Pará (BPA), iniciou nesta segunda-feira (02/04) uma operação de combate ao desmatamento, em Cachoeira da Serra/PA, em busca de explorações clandestinas no entorno da Terra Indígena Menkragnoti, da Reserva Biológica da Serra do Cachimbo e da Floresta Nacional do Jamanxim.

Já no primeiro dia de ação, cerca de 2 mil hectares de desmates de 2011 e 2012 para a implantação de pastagens ilegais foram identificados em diversas fazendas e quatro tratores, uma motosserra e uma espingarda terminaram apreendidos numa exploração ilegal de madeira. 

Antes de chegar a essa localidade, fiscais do Ibama desenvolviam outras duas operações no oeste paraense desde 19 de março em que identificaram desmates ilegais, descumprimento de embargos entre 2009 e 2011 e fraudes no comércio de madeira. Os alvos eram municípios como Óbidos, Itaituba, Novo Progresso e Altamira.

Há cinco dias, ao passar por Cachoeira da Serra para checar possíveis polígonos de desmatamento ilegal e definir nova frente de atuação, a equipe de fiscalização do Ibama e do ICMBio sofreu uma emboscada. As forças federais se deslocaram à região para fortalecer a segurança dos agentes desses dois institutos, enquanto inciam esta nova operação de fiscalização.

O coordenador de Operações de Fiscalizações do Ibama, Gustavo Podestá, que chegou à região após o incidente, acredita que a emboscada foi uma tentativa de intimidar a fiscalização. "Essas extrações ilegais abastecem as madeireiras envolvidas nos esquemas de esquentamento de madeira que vínhamos reprimindo”, justifica. 

Comunidade nega

A Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar a emboscada aos agentes ambientais do Ibama e do ICMBio. No sábado (31/03), peritos examinaram o local da troca de tiros e servidores do Ibama e militares do BPA foram ouvidos. A PF trabalha com as hipóteses de tentativa de assalto, retaliação da comunidade contra a atuação do Ibama ou uma ação organizada por um fazendeiro de Cachoeira da Serra para impedir a retirada do seu maquinário apreendido pelo instituto numa extração ilegal.

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Cachoeira da Serra, Luiz Carlos Dechantt, procurou a coordenação da operação do Ibama para negar que a emboscada tenha partido da comunidade e disse que repudia qualquer ato de violência contra os servidores.




 
Nelson Feitosa
Ascom - Ibama/PA
Fotos: Nelson Feitos/Ibama


Nenhum comentário:

Postar um comentário