terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nutricionista alerta sobre os cuidados para quem consome panelada

Diana Cardoso
Arroz, farinha, limão, pimenta e a famosa panelada, prato perfeito para muitos imperatrizenses. Mas é preciso ter cuidado no consumo desse prato típico da região, isso porque é um alimento com alto teor de gorduras que pode elevar os níveis de colesterol, levando assim aos entupimentos das veias do corpo e a problemas do coração.
Segundo a nutricionista, especialista em nutrição clínica, Marluce Alves Coutinho, “pessoas que estão apresentando problemas relacionados à obesidade, doenças cardíacas, dislepidemia (colesterol alto) têm que ter um cuidado em comer essa panelada devido ao alto teor de gordura e colesterol que ela tem. Então, consumir em quantidades pequenas ou mesmo evitar”.
Dona Francisca Alves, que há 19 anos vende panelada nas “Quatro Bocas”, diz que pessoas de todos os tipos e classes comem panelada, de jovens a idosos, e não há muita preocupação com a saúde, principalmente entre os idosos. A vendedora diz que direto tem pessoas da melhor idade comendo panelada na sua banca.
A vendedora fala ainda que todos os dias, das seis às dezesseis horas, aparece gente para comer panelada e à noite, principalmente depois de shows. A vendedora comenta que todos os dias vende sete quilos de panelada e nos finais de semana esse número sobe para dez.
Para Marluce Alves, os benefícios e malefícios da panelada são relativos e dependem de cada organismo, mas ela ressalta que é um prato com alto teor de calorias e proteínas, e o corpo humano precisa dessas substâncias, mas esse consumo deve ser consciente.
Ingredientes
A panelada tem como ingredientes básicos tripa, bucho, nervo e pé de gado. No preparo do prato, a nutricionista alerta para os cuidados básicos, como lavar bem os ingredientes, higienizar os utensílios utilizados no preparo, além de verificar a procedência dos ingredientes, pois ter todos esses cuidados são importantes “para que esse alimento não seja um veículo de doenças e de contaminação”, afirma Marluce Alves.

FONTE. oprogressonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário