sexta-feira, 30 de março de 2012

Fiscais confirmam extração de madeira em reservas indígenas no MA


 Crime ambiental acontece com a conivência dos próprios índios. 
 Carga apreendida daria pra encher 45 caminhões.

  Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), adentraram nesta sexta-feira (30), reservas indígenas, localizadas no noroeste do Maranhão. No local, comprovaram o crime ambiental, com mais um agravante: a conivência do próprios índios.


"Estamos numa área federal, em uma área indígena. E o que acontece aqui, com certeza é com o conhecimento do chefe da tribo. Eles ganham dinheiro para fornecer essa madeira", disse Tenente Vera Cruz, do Batalhão Florestal do Maranhão.

A selva amazônica maranhense se tornou domínio de madeireiros. As árvores, em toras, ficam espalhadas em clareiras abertas nas florestas, até o fim do período chuvoso, quando são recolhidas. As trilhas ficam ainda mais encharcadas com o tráfego de caminhões. Um mateiro - espécie de guarda-florestal - também confirmou a extração indevida na reserva dos Kaapó, uma das muitas tribos que vivem daquele lado da Amazônia.

Cerca de 40 fiscais de cinco estados tentam combater o corte ilegal de madeira nas aldeias maranhenses, tarefa muitas vezes interrompida. "Além de danificar a estrada, às vezes, a gente acaba encontrando toras de madeira jogadas, na tentativa de impedir que se avance daquele timite", explicou Ciclene Brito, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama.

A madeira estraída de modo criminoso enche os pátios das serrarias em operação no entorno da reserva. A carga apreendida até o momento, daria pra encher 45 caminhões.

 

Fonte: g1/ma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário