quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Casa incrível eleva-se a 6 metros do chão entre as árvores da mata atlântica


Localizada na cidade litorânea de São Sebastião, no norte do estado de São Paulo, a Casa nas Árvores é o espaço de veraneio dos sonhos do arquiteto George Mills.

Completamente integrada à mata atlântica ao seu redor, a casa eleva-se a seis metros do chão e se integra às árvores.


O enorme vão sob a residência permite que as plantas cresçam e os animais circulem livremente. De fato, o arquiteto comentou no UOL que pássaros de todo tipo são visitantes constantes e passeiam por cima, por baixo e pelo meio da casa.

No futuro, Mills poderá construir outro andar, abaixo do atual, e ainda mantê-lo a três metros do chão


A Casa nas Árvores foi feita de concreto por questões de custo e logística: todos os materiais tiveram que se transportados através de uma ponte com baixa capacidade, impossibilitando a passagem de um guindaste para montar uma estrutura de ferro. Além disso, o arquiteto não encontrou bons fornecedores de madeira certificada.

Mills explicou que o concreto é uma boa opção pela baixa manutenção e por absorver o calor e a umidade mais lentamente.


Dentro da casa, que tem excelente ventilação e incidência de luz natural, os pisos, janelas e móveis foram produzidos com madeira recuperada de demolições.

Os encanamentos de água potável e de águas servidas foram instalados nas colunas que sustentam a casa, que também escondem a instalação elétrica.


Cerca de 60% da população brasileira vive em áreas urbanas próximas à mata atlântica, um bioma ameaçado que este projeto buscou respeitar. “Esta pequena obra funciona como um chamado para a possibilidade de reaproximação com a imensa e exuberante biodiversidade, hoje ausente nas grandes metrópoles", afirmou o arquiteto. 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário