quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Teste comprova capacidade de 250 mil m³ de gás natural em poço no Solimões

As análises também indicaram a produção de 300 barris de condensado por dia em poço vertical. Foto: Amazon Sat/ Reprodução

 

MANAUS- A HRT Participações em Petróleo S.A anunciou, nesta terça-feira (03), que a sua subsidiária HRTT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda. concluiu o teste de formação do poço 1-HRT-4-AM, no Bloco SOL-T-194, na bacia do Solimões. A empresa exploradora de petróleo confirmou a potencial produção de até 250 mil metros cúbicos de gás natural por dia na região.

O teste foi executado entre os dias 15 e 31 de dezembro de 2011 e confirmou a capacidade de produção de gás natural e condensado de aproximadamente 65º API  em reservatório de oito metros de espessura da Formação Juruá, na bacia do rio Solimões. As análises também indicaram a produção de 300 barris de condensado por dia em poço vertical.

O Diretor de Operações, Milton Franke, afirmou que a HRT já identificou a presença de vários poços reservatórios com capacidade de produção no Solimões. “Embora ainda sejam necessários novos estudos para a avaliação completa  da  descoberta, nos sentimos estimulados com este resultado que oferece novo incentivo às nossas atividades exploratórias na bacia”, afirmou.

O poço 1-HRT-4-AM atingiu 2.806 metros de profundidade e está  localizado no Bloco SOL-T-194, cerca de 25 km sul do Pólo de Urucu, produtor de óleo e gás natural. A HRT O&G detém 100% de participação neste bloco.  A sonda  TUS-116  permanecerá  no  bloco  SOL-T-194  para  perfuração  de  poço  de extensão.
A HRT anunciou que a partir da estimativa do potencial comercial da acumulação, a produção pode alcançar até  750  mil  metros  cúbicos  de  gás  e  1000  barris  de  condensado  por  dia por meio de poço direcional. Em abril deste ano,  a companhia anunciou a exploração do primeiro poço na região da bacia do rio Solimões.

Exploração

A HRT também chegou a anunciar a perfuração de 130 poços em toda a região amazônica até 2015. A exploração do primeiro poço da região simbolizou a busca da consolidação da região amazônica como grande produtor de óleo e gás natural. O grupo também já possui poços em áreas dos municípios de Tefé e Carauari, a 516 e 785 quilômetros de Manaus.

A companhia HRT possui 55% de participação em 21 blocos exploratórios na Bacia Sedimentar do Solimões, ocupando uma área de cerca de 48,5 mil quilômetros quadrados. A meta da empresa também é produzir óleo na região. A HRT iniciou as operações no Amazonas há menos de um ano, e, atualmente, gera mais de quatro mil empregos diretos e indiretos.
Fonte: JMA- jornalmeioambiente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário