quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PUC-Rio é destaque em ranking mundial de universidades sustentáveis

 
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi classificada como a instituição de ensino do país que mais atua em prol do meio ambiente. De acordo com o resultado do ranking GreenMetric, criado pela Universitas Indonesia (UI), divulgado no dia 14 de dezembro de 2011, participaram 178 instituições de 42 países. A universidade brasileira aparece na 68ª posição. A Universidade de Nottingham, no Reino Unido, ficou em primeiro, seguida pela Universidade Northeastern, nos Estados Unidos. A Universidade de Connecticut (também norte-americana) obteve a terceira colocação.

O GreenMetric classifica universidades de todo o mundo de acordo com suas iniciativas sustentáveis, por meio de dados que são fornecidos pelas próprias instituições. O objetivo do ranking é mostrar quais as universidades no mundo estão trabalhando sem deixar de pensar no meio ambiente.

A metodologia de classificação exige que as universidades apresentem detalhes sobre indicadores de sustentabilidade. Estes são organizados em cinco categorias principais:
Estatísticas Verdes (24%);
Energia e Mudanças Climáticas (28%);
Gestão de resíduos (15%);
Uso de água (15%);
Transportes (18%).

As ponderações são usadas para calcular a importância relativa das pontuações indicadas em cada categoria.

Em 2010, o primeiro ano em que a pesquisa foi realizada, 95 instituições participaram. A Universidade de São Paulo (USP) ficou na 27ª colocação, seguida pela PUC-Rio (55ª) e a Universidade Federal de São Paulo (UFSP) - 68ª posição. Já em 2011, o número de participantes subiu para 178, e a universidade carioca foi a melhor instituição brasileira avaliada, embora tenha caído 13 posições em comparação com o resultado alcançado na primeira edição do levantamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário