segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alimentos crus e frutas auxiliam a desintoxicação do organismo

 
O cuidado com a escolha dos alimentos pode ser, até mesmo, a solução para algumas doenças. | Imagem: Sacada Fashion

Manter uma alimentação saudável é a chave para manter corpo e mente sempre saudáveis. Para isso, é importante evitar os excessos, principalmente de sal, açúcar, álcool e gorduras. Outra dica é desintoxicar o organismo constantemente.

O ideal é que as dietas que limpam internamente o organismo não sejam aplicadas diariamente por períodos muito longos, pois assim é possível que o corpo sinta falta de alguma vitamina ou nutriente. O período indicado para cada regime alimentar pode variar, de acordo com o cronograma a ser seguido. A dieta dos sucos, proposta pela nutricionista norte-americana Dra. Ann Louise Gittleman, é feita somente em um dia, com a ingestão de diferentes sucos. O resultado é redução na retenção de líquidos e com ela é possível emagrecer até 2,2 quilos em um dia.

A desintoxicação sugerida pela Dra. Ann, pode ser feita a cada quinze dias. Independente disso é possível manter o organismo mais limpo, ao optar por ingerir vegetais crus e frutas. O arroz integral também tem grande poder, para eliminar a sensação de inchaço e o ideal é que ele seja cozido por pouco tempo, para não perder as vitaminas e somente após pronto é que deve ser misturado a verduras ou ervas.

Mesmo com a alimentação mais saudável e a ingestão de alimentos crus, é possível que o organismo continue intoxicado. Isso acontece porque boa parte dos vegetais é contaminada por agrotóxicos. Portanto, o ideal é optar pelos alimentos orgânicos, que oferecem mais segurança à saúde por serem produzidos sem a utilização de produtos químicos.

A nutricionista Heloisa Bernardes explica que é importante evitar os congelados e enlatados com longa data de validade, pois eles possuem altos níveis de sódios, que consequentemente, retém líquidos.

O cuidado com a escolha dos alimentos pode ser, até mesmo, a solução para algumas doenças. Acne, dores abdominais, prisão de ventre, gastrite, entre outras coisas, podem ser resultantes de alimentações com excessos de gordura, sal, álcool. Em declaração à revista M de Mulher, Jane Susie, declarou que há três anos adotou a ingestão diária de alimentos crus e se curou de diversas doenças. “Eu fazia fisioterapia para aliviar dores no cotovelo e com uma semana ingerindo um suco de maçã, ervas, cenoura e girassol, as dores sumiram”, informou.

Para finalizar a química Conceição Trucom dá a dica: “É preciso nutrir-se da energia da terra, comendo raízes, sementes e fibras que dão sustentação, além das frutas”. Com informações da M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário