quarta-feira, 4 de julho de 2012

Roteiros maranhenses: Imirante destaca Carolina

SÃO LUÍS – O Imirante dá continuidade à série sobre turismo no Maranhão, especial para o período de férias. E a viagem de hoje é ao sul maranhense, mais precisamente à Carolina, que fica às margens do rio Tocantins.

Carolina já foi chamada São Pedro de Alcântara. Mas em 1832 os habitantes, mudando-se para a margem direita do rio Tocantins, 16 km abaixo, passou a chamar-se Carolina, em homenagem à imperatriz Carolina Leopoldina, esposa de D. Pedro I. 

A cidade viveu seu esplendor econômico no século XX. Era centro econômico-financeiro importante do sul do Estado, com influência sobre grande parte do sul piauiense, Pará e norte de Goiás (atual Tocantins). Atualmente, Carolina é uma cidade eco turística com pouco mais de 23 mil habitantes. O fluxo de pessoas aumenta entre os meses de junho e setembro, por causa do turismo.

Em Carolina, o calor é forte durante todo ano, portanto, é bom caprichar na hidratação. Quem deseja chegar à Carolina via terra, é só seguir pela BR-230 que liga a cidade de Riachão à Carolina e pela rodovia que liga a cidade Araguaína a de Filadélfia. A partir daí, faz-se a travessia do rio Tocantins por meio de embarcações apropriadas. 

Há também a possibilidade de ir pela Estrada de Ferro Carajás. Os trens saem de São Luis com destino a Açailândia. De Imperatriz é possível pegar ônibus ou vans até Carolina, num trajeto de cerca de três horas de viagem.

Quem quiser economizar no tempo, pode pegar um voo para a cidade de Imperatriz, que fica a aproximadamente 227 km de Carolina. E de Imperatriz à Carolina, a viagem pode ser feita de ônibus ou vans.

Atrações turísticas

Entre os principais atrativo turísticos de Carolina estão as suas belas cachoeiras. Confira os pontos que os turistas não podem deixar de visitar:

Cachoeiras da Pedra Caída:

É o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão. Possui três quedas d'água maiores, sendo que na Gruta do Amor a água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos, além de grande piscina de água corrente. Fica à 50 metros da BR-010, 35 Km distante de Carolina estando em propriedade privada. 

Cachoeiras do Itapecuru:

Duas quedas d'água (18 m e 20 m) que formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Também há uma hidrelétrica da década de 40, desativada. As cachoeiras ficam junto à BR-230, 33 km distante de Carolina. Também fica em propriedade privada.

Cachoeiras do Rio Farinha:

É preciso de um carro com tração nas quatro rodas para se chegar às cachoeiras de São Romão, do Prata e do Farinha, as três no rio Farinha, afluente do rio Tocantins.

Praia do Tocantins:

Conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de agosto, portanto, é bom aproveitar o mês de julho para conhecer o local. 

Morro das Figuras:

Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis. 

Morro do Chapéu:

Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário