sábado, 14 de julho de 2012

Dano ambiental de cemitérios motiva prisões

Quatro pessoas foram presas ontem durante a Operação Dignidade, coordenada pela Secretaria de Segurança do Rio, para investigar denúncias de crime ambiental em três cemitérios de Duque de Caxias. Policiais realizaram a operação nos cemitérios do Pilar, de Xerém e do Corte Oito.

Segundo o delegado José Rezende, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil, os presos, Aline Pascoal Oliveira, Gabriel Ribeiro, Cássia Silva Santos e Ana Penha Souza, são administradores dos cemitérios onde foram encontradas irregularidades, como o despejo de ossadas a céu aberto, o possível desaparecimento do corpo de uma criança de 5 anos (no Corte Oito), falta de licença ambiental, falta de alvará, irregularidade na lavagem dos corpos e despejo irregular de necrochorume no lençol freático.

Investigações da Polícia Federal apontam que um delegado da instituição, Marcelo Nogueira de Souza, estaria à frente das irregularidades. Ele controlaria sete funerárias que expulsaram as concorrentes de Duque de Caxias e hoje monopolizam a administração dos cemitérios do município.

O delegado estava cedido ao governo do Rio desde 2007, mas no último dia 1.º pediu exoneração e voltará a ser lotado na Polícia Federal. Souza não foi encontrado para falar sobre a denúncia. Ele será intimado a depor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário