segunda-feira, 19 de março de 2012

Produzir uma xícara de café demanda 140 litros d'água, diz WWF

Café: 140 litros de água por xícara, chegando dependendo do material do recipiente e da origem do açúcar

Foto: Getty Images

A produção de uma xícara de café exige 140 litros d'água, anunciou a organização de proteção do meio ambiente Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em comunicado divulgado nesta quarta-feira (13) à margem do Fórum Mundial da Água, celebrado em Marselha, sul da França.

A organização ambientalista aplicou um indicador elaborado pela Universidade de Twente, na Holanda, para registrar a "pegada hídrica" da xícara de café, que leva em conta o impacto de toda a cadeia de produção na fonte de água doce.

O cálculo de 140 litros para uma xícara de café compreende, segundo a organização, a água usada no cultivo do pé de café, na colheita, no transporte, na venda e no preparo, explicou a ONG. O indicador inclui, ainda, o volume d'água necessário para a fabricação da xícara em que se bebe o café.

Se forem adicionados leite e açúcar ao café e se um copo de plástico for empregado para servir a bebida, "a pegada hídrica" de uma xícara de café passará para 200 litros, com variantes se o açúcar for branco, procedente da beterraba, ou mascavo, da cana-de-açúcar, acrescentou.

Fonte: Jornal Meio Ambiente | Fonte AFP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário