domingo, 11 de março de 2012

Escritório brasileiro reforma espaço com estrados e materiais reciclados


Por Paula Alvarado.
Para que seus funcionários tivessem um espaço mais agradável para relaxar no ambiente de trabalho, uma empresa de marketing esportivo de São Paulo, a Latin Sports, encomendou um projeto de reforma à arquiteta Simone Tasca.
Em apenas dois meses, um depósito abandonado, úmido e escuro se transformou nesta encantadora e luminosa sala reciclada.
Entre suas características verdes, está uma parede coberta com ladrilhos recuperados de demolições, dispostos de forma assimétrica, que conferem uma sensação aconchegante ao ambiente.
No centro do espaço, há um grande sofá, fabricado com estrados recuperados de diferentes alturas. Apesar de não ser projetada para servir como cama, a estrutura pode aproveitar melhor o espaço em um apartamento pequeno como um charmoso sofá-cama.
As laterais dos estrados oferecem espaço para guardar revistas ou livros.
Uma coleção de azulejos retrô foi disposta aleatoriamente na parede da cozinha, onde a arquiteta executou outra ideia interessante: duas mesas quase iguais, de alturas e comprimentos diferentes, foram encaixadas para formar uma só mesa extensível com rodinhas nos pés, um refeitório facilmente ampliável.



Todo o espaço foi iluminado com lâmpadas LEDs de baixo consumo energético.
No pequeno lavabo, em vez de um espelho grande, a arquiteta optou por dezoito pequenos, comprados em uma feira, criando uma parede de espelhos. Um balde de metal serve como cuba para a pia.
Apesar de ter sido projetada para um escritório, a sala (vía Construir mais por menos) é tão completa que passaria facilmente por um apartamento de 60 metros quadrados.
Fotos: Alexandre Dotta. 

Um comentário: