sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Empresa startup apresenta lâmpada de LED supereconômica




Soraa, uma companhia startup que acaba de sair do anonimato ao receber um aporte de 100 milhões de dólares, acaba de divulgar sua nova tecnologia de LED, que promete melhorar o desempenho desse tipo de lâmpada em termos de eficiência energética, intensidade luminosa, qualidade da luz e consumo de energia.

O co-fundador da empresa, Shuji Nakamura, é o criador do laser azul e do LED branco, e é considerado o “pai” do LED (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz). Sua nova empresa espera implementar a nova tecnologia em larga escala com um modelo de LED que substituirá as lâmpadas halógenas MR16 de alta tensão, usadas sobretudo em instalações industriais e no varejo.

A nova LED é 75% mais eficiente que a lâmpada halógena de 50 watts e dura dez vezes mais, com uma vida útil de 25 mil horas. O preço inicial deve girar em torno de 25 dólares. Uma empresa que utilizar a lâmpada durante 15 horas por dia recuperará o investimento com a economia de energia em menos de um ano. A Soraa também espera que o preço inicial caia rapidamente com o aumento da produção.

O segredo da nova lâmpada é sua base de nitrito de gálio (GaN). O substrato da maioria das LEDs é de safira ou sílica, mas a empresa aplica o nitrito de gálio a uma base com a mesma substância para produzir uma luz mais intensa, uniforme e barata. Segundo a empresa, a tecnologia produz 10 vezes mais luz por milímetro que os outros substratos, sem a necessidade da ventoinha mecânica presente em outras lâmpadas LED do mesmo tamanho.

As novas lâmpadas estão sendo fabricadas em Fremont, Califórnia, e devem chegar ao mercado ainda neste quadrimestre.
Imagem: PR Newswire

Nenhum comentário:

Postar um comentário