quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vaso usa wireless para regular uso de água e energia

PowerPlant pode ser programado para estimular os moradores a economizarem água; projeto foi apresentado pelo designer Liam Higton-Shirt, do Reino Unido

A tecnologia deve ser feita com 80% de materiais reciclados e reutilizados
São Paulo - Uma tecnologia conceito promete auxiliar a gestão de casas e escritórios do futuro. Trata-se do PowerPlant, objeto que une vaso de plantas, estação de controle das redes de abastecimento de energia e água de residências e imóveis comerciais.

O projeto foi apresentado pelo designer Liam Higton-Shirt, do Reino Unido. Sua ideia é entrelaçar a plantinha e os moradores ao vincular o uso de recursos naturais ao crescimento de um vegetal.

Para fazer esta integração entre casa e PowerPlant seria usado wireless que conectaria os nós de informações das redes de energia e água ao sistema. Ele pode, por exemplo, ser programado para estimular os moradores a economizarem água e quando este recurso for usado de maneira correta a planta recebe a irrigação necessária para a sua sobrevivência.

O PowerPlant deve ser uma ferramenta para alerta e conscientização. Mostrando como os bens naturais são limitados e que sempre há possibilidade de melhorar seu uso e destino. Esta tecnologia funciona como uma espécie de símbolo da conduta de uma pessoa ao longo do dia.

A tecnologia deve ser feita com 80% de materiais reciclados e reutilizados. De acordo com o Techtudo, o produto não possui vínculos com a marca Philips apesar das fotos de divulgação contarem com a marca. Não há previsão de quando o PowerPLant estará disponível no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário