quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Professores de Rondon do Pará recebem formação em Educação Ambiental


JMA-Jornal Meio Ambiente da  Agência Pará de Notícias


Professores de Rondon do Pará, a exemplo do que foi feito nesta semana em Tailândia, também receberam formação em Educação Ambiental. O curso “Formação de Educadores em Educação Ambiental”, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na primeira quinzena de dezembro, preparou professores dos ensinos fundamental e médio do município para a transformação de material residual em fonte de renda para a comunidade local.
 
Durante a última semana, o curso trabalhou eixos temáticos da área ambiental para apresentar aos educadores os problemas ambientais e possíveis resoluções em escala local, regional e global. A proposição é abrangente, de forma a atingir todos os cidadãos, na área urbana, rural, ribeirinha ou de floresta, por meio de um processo pedagógico participativo permanente e vivencial.
 
O educador da Sema, Clézio Fonseca, conduziu a palestra “Educação Ambiental Formal e não formal” e junto com uma equipe multidisciplinar apresentou metodologias de Educação Ambiental no currículo escolar e oficina de material reciclado. “O processo ensino-aprendizagem foi feito através das atividades adaptadas às situações da vida real da cidade e do meio em que vivem alunos e professores”, explica Clézio.
 
Durante o curso, que teve o apoio da Prefeitura de Rondon, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, foram desenvolvidas a prática e a teoria dos eixos temáticos relacionados à educação ambiental, através de estudo dos textos. A oficina foi desenvolvida com a finalidade de mostrar que o lixo é geração de renda para todos os setores da sociedade. A reciclagem, por exemplo, permite transformar garrafas pet em vários novos produtos úteis. A Secretaria de Educação demonstrou interesse na continuação deste processo de formação com outros professores e a pasta municipal de Meio Ambiente já planeja o trabalho com outros segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário