segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Engenheiros espanhóis criam barreira acústica com pneus reutilizados


A barreira acústica de pneus é mais eficiente do que a convencional | Foto: Lieven Volckaert/SXC


Uma nova técnica para minimizar o ruído dos carros na estrada foi desenvolvida por pesquisadores espanhóis. Eles reutilizam pneus velhos para construir barreiras acústicas.

O isolamento de som é geralmente feito com muros de concreto nas estradas próximas aos grandes centros urbanos. A construção tanto pode minimizar o barulho que chega às casas, como isolar as pistas.


A técnica utiliza os pneus como matéria-prima, dessa forma confecciona os painéis com um gasto mínimo dos recursos naturais. Eles podem ser montados como um muro pré-moldado.

Além de ser benéfico para a natureza, o material produz uma barreira acústica mais eficiente do que as convencionais, pois absorve melhor os ruídos e é mais leve, o que reduz os custos na construção.

De acordo com o site Inovação Tecnológica, embora o desenvolvimento das proteções acústicas desse projeto seja feito para as rodovias, a mesma matéria-prima pode ser utilizada para outros fins similares.

Chamado de EKOPAN, o projeto é financiado pela União Europeia e integra uma série de pesquisas para dar novas destinações aos pneus reciclados. Os experimentos mostraram que os painéis de isolamento acústico realmente funcionam, agora os engenheiros buscam levar o produto até o mercado.

Uma das estratégias realizadas no momento pelos pesquisadores do Instituto Tecnalia é fazer testes para produzir as barreiras em escala industrial e para, finalmente, o produto ser instalado nas estradas. Com informações do Inovação Tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário