segunda-feira, 16 de julho de 2012

Novo estudo explica porque o tomate moderno tem o gosto de papelão


No verão, os tomates parecem tão promissores: sua cor forte e saturada e sua fragrância única anunciam uma exuberante mordida doce-salgada. No entanto, dia após dia, o tomate de supermercado nada faz além de nos desapontar. Como um fruto com tanto potencial pode ter sempre um gosto ligeiramente aguado, ou o que é pior, mais parece um pedaço farinhento de papelão?

Sabemos que os tomates modernos são colhidos verdes e tratados com pesticidas antes de chegar às prateleiras – e que a indústria agrícola produz alimentos para render lucros, não apurar o sabor. Serão esses fatores os culpados pela insipidez do tomate?

Mesmo se forem colhidos já maduros e transportados com todo o cuidado, os tomates modernos não fedem nem cheiram. Pesquisadores analisaram essa questão e recentemente descobriram uma origem genética para tamanha sensaboria.

A culpa é de uma mutação genética descoberta acidentalmente há 70 anos e rapidamente incorporada nos cultivos. Na verdade, a mutação ocorre em quase todos os tomates modernos. Por quê? É ela que confere a sedutora e uniforme cor escarlate dos tomates maduros.

Para azar dos amantes do fruto encarnado, como descreve um artigo publicado na revista Science, a mutação desativa um importante gene, responsável por produzir o açúcar e os aromas essenciais para a formação de um tomate perfumado e saboroso.

Quando os pesquisadores “ligaram” o gene desativado, o fruto maduro passou a ter 20% mais açúcar e de 20% a 30% mais carotenoides. No entanto, sua cor esverdeada e heterogênea não deve agradar aos grandes produtores, e continuaremos a devorar tomates que evocam átimos do sabor de seus antepassados.

Para quem mora perto de uma horta ou pretende cultivar tomates no quintal, há um jeito de escapar do gosto de papelão. As espécies selvagens e os tomates “heirloom”, uma variedade genética mais antiga, não perderam seu sabor devido ao cruzamento seletivo – e você pode comprá-los ou cultivá-los. Talvez não pareçam tão apetitosos como uma fruta da Disney, mas têm gosto... imaginem só, de tomate!


Nenhum comentário:

Postar um comentário