sexta-feira, 1 de junho de 2012

Repórter Eco faz especial dedicado à Semana do Meio Ambiente


Quando o consumo é uma necessidade e quando é um desejo? Qual é o impacto das nossas escolhas diárias na vida do planeta? Um filósofo e um publicitário alertam que nosso estilo de vida é cada vez mais importante para determinar o que será do mundo. Ao lado dessa matéria, o Repórter Eco na Semana do Meio Ambiente também faz uma viagem pelo mundo da música clássica.  O programa da TV Cultura vai ao ar neste domingo (3/6), às 17h30.

Para mostrar a preocupante situação global nos índices de consumo, o Repórter Eco traz dados de uma ONG ambientalista, a Worldwatch Institute, informando que a população mundial gasta, por ano, o equivalente a 30 trilhões de dólares em produtos e serviços. Por outro lado, a ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que cerca de 1 bilhão de habitantes do Planeta passam fome. O filósofo Luiz Felipe Pondé reflete: "O consumo está diretamente ligado ao desejo. E o desejo me parece uma estrutura básica do ser humano”. Ele exemplifica: “Uma coisa é entender o consumo como: `eu quero consumir um carro novo a cada ano´. Outra coisa é entender o consumo como parte da necessidade natural do ser humano”.

Gino Giacomini Filho, professor da USP (Universidade de São Paulo), faz uma relação pouco explorada entre consumo e meio ambiente: “Não adianta ter um guarda-sol que funciona bem, ter um filtro solar eficiente se a praia é poluída. Não adianta ter um carro bonito, uma casa bonita, se a água que ele tá consumindo é escassa ou está contaminada...”

Sons e formas da natureza inspiraram compositores consagrados, como Vivaldi e Villa Lobos. Quem fala sobre isso é o maestro Julio Medaglia, que apresenta o programa Fim de Tarde, na rádio Cultura FM. “Villa Lobos era um homem apaixonado pelo Brasil, pelas coisas brasileiras... Ele compôs um balé que é  uma das  obras mais maravilhosas do século 20, que se chama Uirapuru...” explica o maestro. “No caso de Vivaldi, é muito interessante porque ele foi um dos primeiros a usar a música como narração... Ele escreveu uma série que se chama As quatro estações, que todo mundo conhece.”

Medaglia, que mora numa casa com área verde e tranquila, fala sobre sua relação com o meio ambiente: “Aqui eu fico em silêncio absoluto. Então eu fico em contato com esses sons”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário