sábado, 14 de abril de 2012

Novo estudo sugere que a pipoca é um superalimento


Apesar de a pipoca já ter sido muito criticada por estar sempre se metendo em situações constrangedoras – como se lambuzar de manteiga nos cinemas ou abrigar produtos químicos nocivos nas versões para microondas – um novo estudo mostrou que ela é uma grande fornecedora de supernutrientes.

A pipoca, quem diria, tão acessível e fácil de encontrar! Engulam essa, superalimentos milagrosos com preços exorbitantes (estão ouvindo, frutas vermelhas?)
O Dr. Joe Vinson, pioneiro na análise nutricional de alimentos comuns, afirmou na 243ª Exposição e Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química que os polifenóis são muito mais concentrados nas pipocas, já que estas contêm, em média, apenas 4% de água. Produtos mais frescos contêm aproximadamente 90% de água, o que reduz o teor desse tipo especial de antioxidantes.

Um novo estudo revelou que o teor de polifenóis existente em uma porção de pipoca era de 300mg, contra 114mg de uma porção de milho e 160mg em uma porção de frutas. Além disso, uma porção de pipoca fornece cerca 13% da necessidade diária de polifenóis do organismo.
Além de ser rica em polifenóis, a pipoca ainda é um grão integral!

“A pipoca é o salgadinho perfeito, o único composto por 100% de grãos não processados. Todos os outros grãos são processados e misturados a outros ingredientes e, embora esses cereais sejam chamados de ‘integrais’, isso significa que apenas 51% do total do produto é composto por grãos integrais. Uma porção de pipoca fornece mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa consome, em média, apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher essa lacuna de um modo muito mais agradável”, disse Vinson, sobre os resultados do estudo.

Uma ressalva: tome cuidado com o tipo de pipoca que você consome. A pipoca vendida nos cinemas, a feita na panela com óleo e a de microondas podem ser pesadelos nutricionais se contiverem grandes quantidades de manteiga, açúcar ou xarope de milho. (Uma porção pequena de pipoca da Regal, a maior rede de cinemas dos Estados Unidos, contém 670 calorias – a mesma quantidade que uma fatia pequena de pepperoni da Pizza Hut).

As pipocas de microondas contêm cerca de 43% de gordura, entre outros ingredientes suspeitos. As pipocas feitas em pipoqueiras contêm a menor quantidade de calorias, e as feitas casa, com óleo vegetal, têm a segunda menor quantidade.

Pipoca caseira

Você não precisa de uma pipoqueira ou de um forno de microondas para estourar suas próprias pipocas. Este é o procedimento básico para prepará-las no fogão: coloque três colheres de sopa de azeite de oliva (ou um óleo de cozinha leve, se preferir um sabor mais neutro) em uma panela e aqueça em fogo médio-alto. Coloque dois ou três grãos no azeite e, quando estourarem, acrescente 1/3 de xícara de pipoca e tampe a panela. Sacuda a panela constantemente quando o milho começar a estourar, deixando o vapor escapar para evitar que fiquem encharcadas.  Quando os estouros diminuírem, retire a panela do fogo e coloque as pipocas em uma tigela grande. Tempere a gosto e bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário