sábado, 3 de março de 2012

Ciclista morre atropelada na Av. Paulista e acidente gera mobilização nacional


Hoje os ciclistas do Brasil se vestem de luto. Somente nesta sexta-feira (2), foram registradas três mortes, em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. Todos os acidentes ocorreram na parte da manhã, sendo dois ocasionados por ônibus e um por um caminhão.

O acidente que atingiu maior repercussão nacional ocorreu na Av. Paulista, centro financeiro de São Paulo, com um ônibus atropelando uma ciclista experiente de 33 anos, Julie Dias. A perícia avalia o local para entender como ocorreu a morte.

Em declaração à rádio CBN, o cicloativista André Pasqualini, que esteve no local do acidente – cruzamento entre a Av. Paulista e a Rua Pamplona, disse que segundo testemunhas a vítima trafegava pela faixa à esquerda da preferencial de ônibus, enquanto discutia com o motorista de um carro ao lado. Depois disso, o motorista a fechou e a ciclista desviou para a direita para não ser atingida pelo carro, mas então foi atropelada pelo ônibus. O motorista do carro fugiu e ainda não foi identificado.

A versão ainda não foi confirmada pelos peritos, mas Pasqualini informou também que a região é equipada com câmeras que podem auxiliar as investigações. O acidente aconteceu no mesmo quarteirão em que a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado morreu, em 2009.

Mobilizações

A situação gerou mobilização de cicloativistas, que, em protesto, deitaram sobre a faixa do cruzamento próxima ao local do acidente. Os manifestantes foram retirados do local por policiais. No entanto, os protestos não param por aí. A comunidade de ciclistas já se articula através das redes sociais para uma homenagem à ciclista falecida. O evento será realizado nesta sexta-feira (2), às 19h, na Praça dos Ciclistas (Av. Paulista, 2443), local onde é realizada mensalmente a Bicicletada, e os ativistas contam com a colaboração de pessoas que andam de bike e de quem não anda, mas está disposto a cobrar mais conscientização no trânsito.

As mobilizações não se restringem à São Paulo. Conforme informado pelo site bicicletada.org os ativistas que estão em Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre também se reunirão no que está sendo chamado de a 1ª Bicicletada Extraordinária Nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário