sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vem aí o microcarro elétrico dobrável


Quando o assunto é locomoção nas cidades, a maioria dos TreeHuggers prefere recorrer ao transporte público, à bicicleta e à caminhada em vez de usar o carro... mas também somos (quase sempre) realistas. Portanto, se não houver jeito de dar uma carona a todos os moradores urbanos, a saída é fabricar carros eficientes, que consumam pouca energia e não ocupem espaço. É por isso que o design do Hiriko é tão intrigante: um carro minúsculo, 100% elétrico, que fica ainda menor na hora de estacionar: basta dobrá-lo. E o melhor de tudo: o protótipo em breve será produzido em série.


O carro é resultado do Projeto Hiriko , uma iniciativa de 2010 cujo objetivo era para lançar no mercado uma versão dobrável e empilhável do City Car do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Na semana passada, José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, inspecionou o veículo e declarou que era “uma resposta à crise”.


Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, dentro do Hiriko.
O Hiriko tem tração nas quatro rodas, dois assentos e autonomia de quase 100 quilômetros. O espaço entre os eixos encolhe, reduzindo o tamanho do carro a menos de um metro e meio. O motorista e o passageiro saem pela abertura frontal do para-brisa.


O Hiriko deve chegar às ruas no ano que vem, depois da realização de um teste de desempenho com vinte veículos. O preço final ainda não foi definido, mas deve custar por volta de US$16.400, segundo o New York Times.
Hiriko é uma palavra basca que significa “urbano”; o primeiro lote sreá produzido na região basca da Espanha. Dependendo do resultado do primeiro teste, o carrinho pode entrar para a história como “aquela coisa grande que as pessoas costumavam dirigir”.


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