quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Saiba como ter um Carnaval mais sustentável


Feriado prolongado é sinônimo de viagens, excesso de carros nas estradas, consumo de combustível, gasto com eletricidade, bebidas, entre outros itens. O carnaval é um período de diversão, que acaba resultando em uma quantidade imensa de resíduos e impactos locais e ambientais. 

Porém, existem maneiras alternativas de minimizar os impactos causados durante o período de festas. Por exemplo, se a opção for um carnaval longe dos foliões o feriado pode ser um bom momento para fazer passeios simples, como caminhadas, visitas a museus, centros culturais e parques. Estas atividades são gratuitas e oferecem cultura e contato com o meio ambiente. 

Se o objetivo é sair fantasiado, uma opção é reaproveitar a fantasia do outro ano, trocando entre os amigos ou customizando a velha. Uma importante observação é que antes de viajar, os aparelhos eletrônicos sejam retirados da tomada ao sair de casa, pois o modo “stand-by” consome energia mesmo estando desligado. 

Ao cair na estrada, prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil ou ônibus. Na cidade destino faça passeios e atividades a pé ou de bicicleta, curta o ar livre e evite engarrafamentos desnecessários para ir ao centro, à praia ou a locais próximos. 

Respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia local e minimize ao máximo os impactos ambientais de sua viagem. Para isso produza menos lixo e evite o desperdício. Geralmente quando as pessoas viajam de carro, acabam comprando comida em sua própria cidade pela facilidade e custo. Mas esta forma de consumo sai mais cara para o meio ambiente e para a cidade visitada.

Jogue o lixo exclusivamente no lixo. Detritos lançados nas ruas entopem bueiros, aumentam o número de enchentes, principalmente com as chuvas de verão que são intensas, e consequentemente aumentam o risco de contaminação e proliferação de doenças. Detritos lançados na estrada aumentam o risco de acidentes além de agredir o meio ambiente e colocar em risco também os animais. 

Cidades turísticas, nessas épocas de grande procura, acabam sofrendo com problemas de abastecimento de água em função do aumento do consumo, então a sugestão é diminuir o tempo de banho e desligar o chuveiro na hora de se ensaboar. Você pode também praticar, disseminar essas ideias e incentivar a consciência ambiental. Oriente e dê exemplos, quando tiver oportunidade.

Beba bastante água, consuma bebidas alcoólicas e alimentos com moderação e evite acidentes. Proteja sua saúde e a integridade física de todos e contribua para que esta época seja sempre de paz e alegria favorecendo o equilíbrio do planeta.

Por Fernanda D'Addezio  

Nenhum comentário:

Postar um comentário