quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto salva 665 mil tartarugas das cheias do Rio Tapajós




O Ibama já salvou cerca de 665 mil filhotes de tartaruga-da-amazônia dos ninhos no Tabuleiro Monte Cristo, em Aveiros e Itaituba, no oeste do Pará. Com as cheias deste ano no rio Tapajós, muitas covas estão sendo inundadas, o que vem exigindo ainda mais esforços de todos os envolvidos no Programa Quelônios da Amazônia para tentar proteger a reprodução desta espécie ameaçada. 

Com 27 anos de atuação na conservação das tartarugas-da-amazônia, o Programa Quelônios da Amazônia começou as ações deste período em agosto de 2011 e prosseguiu até o início de fevereiro de 2012, quando terminou o período de nascimentos. 
 
'O projeto já existe há 27 anos e já recolhemos um milhão de tartarugas entre 2009 e 2010, mas no ano passado conseguimos resgatar somente 665 mil, enquanto estávamos esperando mais de um milhão', explica o gerente do Ibama de Santarém, Hugo Américo. Segundo o coordenador, o balanço das operações deste ano foi bastante positivo, mesmo com as cheias do rio Tapajós. 'Isso atrapalha um pouco o nosso trabalho porque as covas onde ficam os animais são inundadas e perdemos muitos deles', explica.
 
Ainda de acordo com Américo, o projeto só é possível graças à ajuda dos seis agentes de praia, equipes de fiscalização do Ibama e apoio de uma empresa mineradora. 'O projeto deu certo porque temos o apoio das pessoas e comunidades vizinhas, mas o processo é meio lento. Apesar de várias pessoas terem aderido, ainda falta consciência da comunidade local', ressalta o coordenador, relembrando que muitos animais são capturados pelos próprios ribeirinhos e caçadores.
 
Só no ano passado, o Ibama apreendeu cerca de 150 animais com pessoas da comunidade. O Programa Quelônios da Amazônia deve retomar às atividades entre julho e agosto deste ano, quando começa o período de eclosão das tartarugas, ou seja, quando os animais depositam os ovos nas areias das praias.

fonte: JMA 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário