sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Piscina flutuante pode despoluir rio em Praga


São Paulo – O Vltava, maior rio da República Checa, que atravessa a capital Praga, sofreu muito tempo com a poluição causada por rejeitos industriais. Aos poucos, esse cenário de negligência vem mudando. São cada vez maiores os esforços para recuperá-lo e não faltam projetos criativos.
Preocupados com a preservação do rio, os arquitetos Adrea Kubná e Ondrej Lipensky projetaram uma piscina flutuante com formato circular capaz de despoluir as águas do Vltava. A ideia é bem simples: uma membrana têxtil que reveste toda a instalação ficaria responsável por filtrar a água do rio, removendo partículas de sujeira, bactérias e odores desagradáveis e garantindo um ambiente limpo e seguro para um banho natural. Depois a água retornaria renovada para o rio. 

A piscina flutuante serviria como centro recreativo para os moradores da cidade. Capaz de receber até 900 pessoas, a atração contaria com vestiários, saunas, lanchonetes e até cabines individuais para locação. Durante os meses de inverno, quando as temperaturas chegam fácil aos 15 graus negativos, a atração no Vltalva seria convertida em uma pista de patinação no gelo.

Acontece que faz quase meio século que o rio não congela mais, por causa do aumento nas temperaturas. Para restaurar a tradição, os designers sugerem cobrir a piscina com uma grande placa de madeira, permitindo que uma camada relativamente fina de água possa congelar por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário