terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bar em SP é construído com reaproveitamento de materiais de construção

A ideia do projeto era focar em ambientes rústicos. | Imagem: Divulgação.
 
O Rubi Wine Bar, nos Jardins, em São Paulo,  foi criado com a proposta de ser um local aconchegante para curtir bons vinhos e petiscos. A ideia do projeto era focar em ambientes rústicos, por isso os materiais da antiga construção foram aproveitados.

Inspirado nos pequenos bares de Roma e da região da Toscana, o casal de empresários de Rio Claro, no interior de São Paulo, Mayra Rovai e Fabricio Andrade decidiu criar o wine bar. A arquiteta Camila Papin desenvolveu um projeto em que aproveitava boa parte dos materiais que restaram da demolição de uma casa de um sítio da família. De uma forma diferente incluiu-os na execução do bar.

Os tijolos e batentes de portas e janelas da demolição foram praticamente todos utilizados, assim como uma régua de madeira de quase 4 metros que estava abandonada na grama a uns metros da casa e foi utilizada para a fachada.

As portas e batentes foram reformados e restaurados para colocar na entrada da cozinha e na boqueta, as quais passam os pratos para servir. De acordo com a arquiteta a ideia era que a cozinha parecesse a casinha demolida anteriormente.

As outras portas e batentes que sobraram, com a ajuda do marceneiro, foram paginadas e colocadas na fachada, juntamente com caixas de vinho que os donos juntavam dos fornecedores de vinhos. E ainda sobraram madeiras para fazer uma pequena floreira na árvore existente na entrada do bar.

Da casa demolida, ainda foram utilizados os tijolos, em torno de 300 e em perfeito estado, os quais foram colocados no piso e também criaram um ambiente rústico na parede atrás do bar e na área aonde tem uma cobertura de vidro e telhas do antigo sítio.

A iluminação foi toda feita com o aproveitamento das garrafas e garrafões de vinho que os donos foram juntando com a ajuda dos amigos. Cortaram-se as garrafas e o efeito foi maior que o esperado. Com o forro pintado de cinza, as garrafas diferentes criaram um colorido e junto trouxe um conforto com a iluminação quente proposta. O colorido ambiente ajudou a dar o ar confortável, junto com fotos e imagens das viagens realizadas pelos donos.

Além dos materiais aproveitados, foram comprados barris de vinho antigos, que foram restaurados pelos próprios donos, criando bancos e um pequeno lounge na entrada do bar para a comodidade dos clientes que quiserem esperar uma mesa vagar. Também uma pequena banheira antiga é utilizada para gelar as champanhes, em eventos específicos.

Para a arquiteta o resultado do trabalho ultrapassou o almejado e garante que os materiais reutilizados e restaurados foram o que diferenciou o projeto, tanto para os clientes ou para os próprios donos. “Foi muito gostoso fazer esse projeto, juntamente com os donos participando, pois todos colocaram a mão na massa até na demolição da casa do sítio da família”. O plano ficou rico e conseguiram baixar custos em material e ainda ganhar um ambiente rústico e simples que tem agradado os clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário