terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Artista tricota lindas roupas com jornais reciclados


O artista, ecologista e escultor italian Ivano Vitali une dois assuntos interessantes: tricô e reciclagem. Todas as suas obras são feitas com jornal reciclado, o que faz dele um legítimo defensor das causas do TreeHugger.

É um processo minucioso e intrincado, cujo resultado é uma série de vestidos delicados e verdadeiramente únicos.
 
 
Segundo um artigo do site italiano Artnest, Ivano Vitali tece roupas, luvas e cachecóis com jornais reciclados, rasgando o papel em, tiras e separando-o por cor para não evitar o uso de corantes. Em seguida, ele torce o papel até ele se transformar em uma bola de “lã”. Com agulhas de tricô especiais, ele aplica o papel em biquínis, vestidos, xales e luvas.

Vitali trabalha em Florença, na Itália. Começou como escultor, mas em 1995, decidiu abandonar os materiais tradicionais. Segundo ele, “a expressão da criatividade não deveria prejudicar o homem ou o meio ambiente, já que a natureza é um presente maravilhoso e temos o compromisso de preservá-la para as próximas gerações. Eu escolhi o papel reciclado como o único meio de realizar minhas obras”.
 
 
As cores e padrões são determinados pelo tipo de papel – brilhante ou colorido, grosso ou pesado – e as fotos e palavras que contêm. Vitali não usa corantes ou cola durante a fabricação dos fios, que são feitos por meio da sobreposição e torção das tiras de jornal. O ponto específico do tricô também é importante, mas ele reconhece que as peças não são muito confortáveis.


Vitali considera suas obras como "arte global de impacto zero”. “São feitas de materiais reciclados e não consomem recursos não-renováveis, oferecendo ainda a possibilidade de serem desfeitas, refeitas ou retornar à cadeia de reciclagem”.

"Meu principal objetivo é a divulgação da mensagem ecológica a todos os povos da Terra, porque acredito que o bem-estar e a felicidade dependem do respeito ao meio ambiente. Estou convencido de que cada pessoa, sem exceção, deve defender o planeta contra qualquer forma de poluição”, conclui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário