domingo, 8 de janeiro de 2012

Águas residuais são transformadas em papel através de método israelense

Águas residuais que saem das casas possuem 0,10% de matéria sólida/Foto: Henrique Oscar Loeffler


Com informações da EFE.

Utilizar as águas residuais de zonas residenciais para produzir papel é o principal objetivo de um novo método desenvolvido em Israel. A novidade criada pelo médico Rafi Aharom, da região de Tzur Yigal, contribui com o meio ambiente e ajuda a baratear o preço da água e do papel.

O responsável pela criação garante que o processo utiliza um recurso inovador de aproveitamento do material sólido, que é retido nos filtros das plantas urbanas de reciclagem e que são ricos em celulose. "Da mesma forma que fazemos com o plástico, não há nenhuma razão para não fazer essa reciclagem", destacou Aharom ao jornal Yedioth Ahronoth.

Ele explicou que 99,9% das águas que saem das casas são compostas por material líquido, sendo que apenas 0,10% pode ser considerada matéria sólida. Para o especialista, esse pequeno percentual é muito aproveitável porque contém celulose proveniente de alimentos, além de papel higiênico.

O método reduz pela metade o material sólido e, por isso, a unidade de reciclagem precisa de menos eletricidade e produtos químicos para descontaminar a água, o que significa economia para os consumidores.

Depois de serem secados e purificados, os restos podem ser vendidos a empresas de papel a um preço inferior ao do papel reciclado comum. O sistema já foi instalado no Sul de Israel, lugar onde existem grandes quantidades de celulose.

Fonte: ecodesenvolvimento.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário