quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Onde estão os 7 bilhões de habitantes do mundo?

Imagem: Fathom.


No final de outubro de 2011, a população mundial chegou a 7 bilhões de pessoas: um marco importante, se levarmos em conta que o aumento populacional é um dos principais problemas ambientais do nosso tempo (já que é cada vez maior a pressão sobre os recursos naturais para fornecer alimentos, bens e serviços a tanta gente).
Trata-se de um número impressionante e difícil de imaginar. Mas como essas pessoas estão distribuídas pelo mundo e que países apresentam maior densidade populacional?
Um interessante mapa do site Fathom mostra a densidade populacional em diferentes pontos do planeta por meio de círculos de cores e tamanhos diferentes: os maiores e mais escuros indicam lugares com baixa densidade, enquanto os menores e mais claros destacam os locais mais povoados.
O infográfico permite observar que as áreas mais povoadas se concentram na Índia, Paquistão e China. De fato, a cidade mais povoada é Xangai, com 23 milhões de pessoas em 2010, seguida por Nova Délhi, na Índia, e Karachi, no Paquistão. Seis cidades chinesas figuram na lista de 20 cidades mais povoadas do mundo.
Outras áreas densas podem ser observadas na Europa (embora isso ocorra mais pela área reduzida dos países do que pela alta taxa de natalidade) e em alguns segmentos do continente africano.
Na América Latina, pode-se observar picos de densidade nas capitais, mas também vastas extensões com baixíssimo povoamento. Isso se deve à migração das populações rurais para as cidades em busca de trabalho e melhores oportunidades.
O mapa é uma interessante ferramenta para entender como estão distribuídos os 7 bilhões de habitantes do planeta e compreender melhor nosso lugar no mundo. Você pode obter cópias do mapa no Fathom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário