sábado, 19 de novembro de 2011

Bahia terá estádio equipado com painéis solares para a Copa de 2014

 
O estádio Pituaçu, na Bahia, será equipado com placas solares com capacidade para gerar energia suficiente para suprir as necessidades do complexo esportivo e ainda comercializar eletricidade para abastecer outras edificações.
O projeto é fruto de uma parceria entre empresas privadas, especialistas no desenvolvimento de tecnologias de obtenção de energia alternativa, e o governo estadual da Bahia. A empresa alemã Gehrlicher e a brasileira Ecoluz venceram a licitação feita pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e se comprometeram a entregar a obra até o final deste ano.
Serão instaladas placas solares em uma área de 3.600 metros quadrados. A maior parte do estádio será equipada com placas de silício amorfo e o restante será de silício cristalino. A mescla foi pensada com o intuito de garantir maior aproveitamento e durabilidade à estrutura.
Além de proporcionar energia limpa, a estrutura também servirá como fonte de estudos, para que a tecnologia seja aprimorada e melhor adaptada à realidade brasileira. Mesmo assim, os altos custos ainda dificultam a utilização desta tecnologia em território nacional. “Projetos de energia solar como esse ainda não são viáveis no Brasil, mas são importantes para a gente dominar essa tecnologia e desenvolver conhecimento e mão de obra capacitada”, explica Ana Christina Mascarenhas, assessora de Eficiência Energética da Coelba.
O estádio, que será usado na Copa do Mundo de 2014, irá gerar 630 MWh/ano. A estrutura irá usar 400 MWh/ano e o restante deve ser distribuído pela Coelba. Os custos da obra são R$ 5,5 milhões, pagos pela concessionária e pelo governo estadual. Com informações do site Energia Hoje.
Foto: Divulgação / Coelba
Fonte: www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário